Quando as pessoas africanas escravizadas perceberam o medo enorme que os brancos tinham de um tal de diabo, capeta, satanás, demo.... entre outros nomes, percebeu-se que isso poderia ser usado a favor, como forma de proteção. Então não era incomum que benzendores e benzedeiras, rezadores, as mães de santo, etc, assumissem alguma ligação ou pacto com esse tal aí que eles tanto temem. As vezes não negar o tal "pacto" já era uma forma de assumir e manter os tementes ao demo bem longe.
E na concepção africana de bem e mal, temer o demo como a força maligna universal não fazia e não faz sentido algum. pois não há força suprema nem do bem nem do mal. há forças diversas em dialética, oscilando em busca de equilíbrio.
É curioso também que Lúcifer seria um dos grandes anjos, filhos diretos de Deus e atrapalha a criação do mundo e da humanidade, contestando o próprio Deus, assim sendo atribuído ao mal.
Pois bem, na mitologia iorubá, Exú seria um dos filhos de Olodumáre que atrapalha os planos de criação do mundo e dos homens, desafiando a ordem.
Macumba é cultura.
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